O HOSPITAL

HISTÓRIA

 

hdaf

 

O Hospital Dr. Anísio Figueiredo foi inaugurado em 18 de março de 1988, pelo então governador Álvaro Dias após grandes reivindicações da população. Foi construído pela Secretaria Estadual de Saúde e equipado com recursos do Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde, o SUDS, e convênio com a Prefeitura Municipal de Londrina.

Esta instituição hospitalar, também conhecida como “Hospital Zona Norte”, leva o nome do médico pioneiro Anísio Figueiredo, formado pela faculdade de medicina do Rio de Janeiro no ano de 1929, e especializado em ortopedia e traumatologia pelo Serviço do Pavilhão Fernandinho Simonsen, da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

 

Dr. Anísio Figueiredo

 

Dr. Anísio Figueiredo (29/09/1903 - 14/09/1977)

Médico Nascido em Moca, estado de São Paulo, formou-se na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Casado com D. Maria Luiza e pai de quatro filhos.

Em julho de 1936, veio para Londrina a convite da Companhia de Terras do Norte do Paraná para dirigir o "Hospitalzinho" da Companhia.

O seu labor médico foi marcado pela relevante atuação, principalmente como cirurgião especializado em ortopedia e traumologia. Sua Trajetória profissional foi pautada na dignidade e na ampliação da sua capacidade intelectual em favor do próximo.

Digno e legítimo representante daqueles pioneiros londrinenses que acreditaram no trabalho valoroso e no desenvolvimento da regi]ao do Norte do Paraná.

Anísio Figueiredo e seu irmão João Figueiredo foram praticamente os pioneiros de Londrina, chegando à cidade no ano de 1936 para dirigir o Hospital da Companhia de Terras do Norte do Paraná. Com o tempo esse hospital foi desativado e Anísio Figueiredo dedicou-se a serviço da Santa Casa de Londrina, onde trabalhou por anos inclusive como diretor clínico. Foi sócio fundador da associação Médica de Londrina, sendo presidente em 1947 e 1954. Anísio Figueiredo faleceu em 1977 aos 74 anos.

 

Inicialmente contava com apenas oito leitos e apenas uma sala operatória no Centro Cirúrgico. O atendimento era focado majoritariamente nos setores de pronto socorro, ambulatórios e internamento. Na ocasião, o hospital atendia cerca de 75 mil habitantes da região norte de Londrina e possuía cerca de 148 funcionários que foram contratados por concurso público e capacitados pelo Hospital Universitário de Londrina. 

Em 2003, o Hospital Anísio Figueiredo, com quinze anos de conquistas e superações, passou a contar com uma capacidade de atendimento superior e de qualidade. Continha, naquele momento 56 leitos, sendo 12 deles destinados a internações pediátricas, três salas operatórias em seu centro cirúrgico e mais de 12 leitos de observação no pronto-socorro

 

Segunda faze; reforma e adequação física - 1996

 

 

Terceira fase; reforma e ampliação - início 2006

 

 


 

Em 2006, deu-se início a ampliação do Hospital Dr. Anísio Figueiredo com vistas ao aumento do número de leitos e ainda, do número de atendimentos. Após um longo período de paralisação e vários contratempos para sua finalização, a reforma e ampliação foi reatada e em março de 2010, foi inaugurado um “Novo Hospital Dr. Anísio Figueiredo”.

 

novo prédio


 

 

HDAF Setembro de 2010